Álcool x Ganho de Massa Muscular

Se o seu objetivo não é emagrecer, mas ganhar massa muscular, não pense que está livre dos efeitos do álcool. Mais uma vez, o professor Marcelo Bráz dá as dicas:

04_alcoolSe você procura ganho de massa muscular, não existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas. O fator principal para quem procura aumento de massa muscular é a alimentação. Se a alimentação é falha, se faltam nutrientes, vitaminas etc, os ganhos de massa muscular são comprometidos. Mesmo que o individuo tenha um bom treinamento e alimentação, seu rendimento e seus ganhos podem acabar bastante comprometidos devido ao fato de que seu corpo não conseguirá obter os nutrientes e vitaminas como realmente necessitaria.

Ninguém cresce durante do treinamento ou dentro da academia. É fora da academia, durante o descanso, que o individuo irá crescer. Por isso são necessárias boas noites de sono e a manutenção de uma boa alimentação, não só ao longo do dia como durante a semana toda.

Entenda onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo. O álcool:

- Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;

- Causa desidratação do organismo;

- Diminui a taxa de açúcar no sangue;

- Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);

- Diminui os níveis de testosterona;

- Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

04_alcool11Mesmo sendo bem calórico, o álcool prejudica o organismo, que fica deficiente de vitaminas, sais minerais e proteínas. Ele é rapidamente absorvido pelo corpo e acaba “perturbando o seu metabolismo e a capacidade do seu organismo em restabelecer a glicemia (presença de açúcar no sangue)”.

Mesmo bem alimentado, o organismo não consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico. Isso faz com que a pessoa tenha falta de apetite, e essa deficiência alimentar provoca reações danosas, causadas também pela queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo.

Estudos recentes também comprovam que o álcool diminuiria os níveis de testosterona do corpo. Segundo Dr. João Pinheiro (CRMSP 74184 – Fisiologia Hormonal e Esportiva /Nutrição Esportiva):

“Teses e estudos recentes comprovam que o álcool é hiper-estrogênico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.”

Praticamente é muito complicado uma pessoa adquirir uma razoável quantidade de massa muscular “enchendo a cara” sempre. Quem procura aumento de massa muscular sabe o quanto uma boa alimentação e o descanso são fundamentais. Logo, o álcool somente vai prejudicar e/ou retardar os seus resultados.

Concluindo:

Lembre-se que “evitar a ingestão de bebida alcoólica” é a primeira observação feita para pessoas que visam ganhar massa. Mas se por acaso você for beber, tente evitar ao máximo os exageros. Não fique horas sem comer e nem beba com o estômago vazio.

Edson Raphael

Equipe mondayacademia.wordpress.com

Marcelo Bráz, professor de musculação da unidade Mooca da Monday Academia

About these ads

Sobre mondayacademia
A Monday busca promover qualidade de vida, por meio do cuidado com a saúde e bem-estar, unindo beleza, equilíbrio e diversão. Assim, acaba se tornando parte do estilo de vida de todos os clientes, onde a obrigação dá espaço ao prazer.

8 Responses to Álcool x Ganho de Massa Muscular

  1. Mateus Miranda disse:

    Meew…curti muito essa matéria. Boa parte do que foi escrito e ja tinha conhecimento, mas a matéria foi mais afundo, assim pud ampliar meus conhecimentos..

  2. Marcos Aurelio da Silva Parreira disse:

    Professor Marcelo de Bras sua materia esta muito boa, visto que sua dica e extremamente relevante pois
    sou ha muito tempo praticante de musculacao e perceber que quando parei de consumir bebidas alcolicas meu rendemento na academia melhorou quase 100% conseguindo nao apenas aumentar a massa muscular, mas tambem manter meu peso e ainda melhora meu desenpenho na academia.

  3. Higor disse:

    Professor Marcelo, adorei suas opiniões, se o senhor poder me passar uma ficha pra mim ganhar massa, vou ficar muito agradecido..
    obrigado

  4. Jean disse:

    Professor, parabéns por esta incrível matéria. Eu pratico Musculação e não sabia que o álcool danificava tanto assim no processo de ganho de massa.

    Um conselho : O senhor poderia arrumar neste site programas muito elaborados para quem qr obter uma massa muscular. Não só as séries e repetições. Mais tbm sobre oque devem comer, o tempo que devem durmir, etc.

    Abraço Té

  5. marco tulio disse:

    professor marcelo otima materia, eu pratico musculação a mais o menos dois anos, ja tomei alguns suplementos e ate mesmo anabolizantes. mesmo assim tenho muita dificuldade para ganhar massa muscular tenho 1,73 de altura e peso 67 kl um dia em que nao me alimento direito perco dois quilos.
    sera que o senhor poderia mandar para mim uma ficha alimentar para ganho de massa muscular?
    ficaria muito agradecido
    obrigado e parabens…

  6. gordo disse:

    Putz !!!!! qualquer quantidade de alcool é suficiente pra ferrar assim ou quem bebe só de vez em quando tipo final de semana tbm está sugeito.Desde já grato!

  7. Junior disse:

    OLha eu tenhu dificuldades para ganhar massa muscular mas querem uma dica?? Eu naum estow aki para afetar ninguem mas voces tbm ja viram e e que é verdade, eu malhava tomando suplementos quando dei um tempo de 2 meses mais ou menus eu começei a murchar e pior se vc tomar bebidas mesmo que seja de vez enquando tbm naum ajuda ok o certo é malhar periodicamente respeitando sua força fisica!!

  8. Lucas disse:

    Olá Prof. e demais leitores,

    Parabéns pelo artigo!

    É muito bom saber que temos mais pessoas, a cada dia, dedicadas a desenvolver temas sobre nutrição, boa forma e saúde na internet.

    Certamente, informações muito úteis.

    Gostaríamos de fazer um convite para visitar nosso sítio, quando tiver um tempo:
    http://companhiadanutricao.com.br (opção PORTAL)

    Felicidades para você e seus leitores!

    Equipe Companhia da Nutrição
    Valorizando os profissionais de saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 26 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: