Quais as melhores frutas para quem malha? – Parte II

Imagem: Corbis

Para uma alimentação balanceada o ideal consumirmos duas a três porções de frutas por dia – por exemplo: metade do mamão papaia no café da manhã. Uma banana no meio da tarde e seis morangos de sobremesa à noite. E como o excesso não é bom, é preciso atenção às quantidades. A dica do professor Isaias Rodrigues: a quantidade ideal de fruta é aquela que couber na palma da mão.

As frutas só devem ser ingeridas durante as atividades físicas se o exercício durar mais de 60 minutos. Caso contrário, deve-se consumi-las apenas 1h30 antes e 30 minutos após o treino.

Abaixo, segue uma tabelinha com sugestões de frutas para cada período do dia, considerando seu índice glicêmico (que vão dos maiores para os menores), feita pelo Isaias:

Manhã: banana, mamão e uvas
Antes dos treinos: açaí, laranja e abacate
Após os treinos: melancia, melão e abacaxi
À noite: morango, kiwi, maça e pêra

Para o aceleramento do metabolismo, as frutas que ajudarão são, mamão, maçã e pêra. Para aqueles que querem aumentar a massa muscular, não há uma fruta específica. Nesses casos, o ideal é a combinação de carboidratos e proteínas. E para aqueles que querem emagrecer, a dica é optar por frutas de baixas calorias como, pêssego, pêra, ameixa, morango e kiwi.

Mônica Francesco
Equipe Mondayacademia.wordpress.com

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