Beber água em excesso faz mal

Há vários conceitos populares que reforçam a idéia de que beber muita água faz bem à saúde, ajuda a emagrecer, e ainda cura doenças. Porém como tudo em excesso faz mal, a água também funciona assim.

Segundo Isaias Rodrigues, formado em educação física e pós graduado em nutrição e sócio da unidade eTower da Monday Academia beber água em quantidade exagerada pode causar indisposição gástrica e digestiva e ainda sobrecarrega os rins. Havendo ainda a eliminação de sais minerais através da urina que aumenta devido ao excesso de água “neste caso é importante repor esses sais minerais com soro fisiológico; composto por água, uma colher de sobremesa de açúcar e uma colher de chá de sal; água de coco, suco de frutas ou isotônico, como gatorade e Marathon.” Alerta Isaias. Todos estes itens possuem vitaminas e sais minerais que além de hidratar se fixam em todas as células do corpo, ajudando na recuperação.

A regra de beber dois litros de água por dia esta errada, segundo pesquisas do colégio americano de medicina esportiva. Para saber a quantidade exata de cada pessoa é necessário fazer um cálculo. O Homem deve multiplicar o peso corporal pelo fator 0,044 e a Mulher multiplicar o peso pelo fator 0,033 e terá a quantidade mínima de água. Isso porque “a área corporal e a quantidade de músculos da mulher é menor. Consequentemente ela também tem uma necessidade menor de água” diz Isaias

Por exemplo
Mulher de 55kg – 55 x 0,033 = 1,8 litros/dia

Beber água na quantidade certa mantém o metabolismo funcionando direitinho e equilibrado, evitando o acumulo desnecessário de liquido e toxinas. É importante prestar atenção com alguns sintomas como indisposição gástrica (sensação de empazinamento, inchaço e desconforto na região do estomago) e queda bruta de rendimento durante as atividades físicas, pois são esses os sintomas do excesso de água no organismo.

Deve-se ter atenção com a água com gás, “evite beber antes, durante e após os exercícios físicos, devido à grande expansão estomacal provocada pelo gás, dando a falsa impressão de hidratação”. Mas em outros momentos do dia a água com gás pode ser utilizada sem maiores problemas.

Mônica Francesco
Equipe Mondayacademia.wordpress.com

About these ads

Sobre mondayacademia
A Monday busca promover qualidade de vida, por meio do cuidado com a saúde e bem-estar, unindo beleza, equilíbrio e diversão. Assim, acaba se tornando parte do estilo de vida de todos os clientes, onde a obrigação dá espaço ao prazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 26 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: