Vai viajar e não quer ficar sem treinar? Pule corda.

Women Exercising Jumping Rope

Você esta de férias e programou aquela viagem perfeita, mas não quer deixar o treino de lado?

Então não se preocupe mais com isso, leve uma corda na sua bagagem, afinal é possível pular corda em qualquer lugar.

Considerado um dos exercícios aeróbicos mais completos, pular corda, aumenta a resistência cardiovascular, trabalha os braços, desenvolve a coordenação, melhora a força das pernas e dos pés, alinha a postura e ainda proporciona intensa queima calórica.

E você vai precisar apenas de um par de tênis com bom sistema de amortecimento (tênis de corrida são boas opções, porque podem ajudar a absorver o impacto dos seus pulos, diminuindo o risco de lesões nas juntas) e roupas confortáveis que permitam que você se mova livremente.

A melhor maneira de pular corda como exercício é variar seus movimentos. Se você tentar pular corda continuadamente com o mesmo movimento, descobrirá que, após dez minutos, a fadiga muscular faz com que você perca o pulo, te fazendo perder tempo e dificultando para elevar seus batimentos cardíacos. Mude para um tipo diferente a cada dez pulos para evitar isso.

Tente pular com os dois pés, depois mude alternando-os e comece de novo com  ambos os pés.

Pule corda por 15 a 20 minutos de 3 a 5 vezes por semana.

Você pode aumentar seu tempo de exercício conforme for ganhando resistência.

 

Como pular corda corretamente

  • Evite pular em pisos de asfalto ou concreto, que são mais propícios a acidentes.

Procure pular em um piso macio, como carpete ou grama.

Se não houver nenhum tipo de piso macio, use um tapete de exercícios embaixo dos pés.

  • Mantenha sempre o corpo ereto, olhando para frente.
  • Comece a pular com os dois pés e na hora de aterrissar, faça isso com a parte da frente dos pés.
  • Pule com as pernas estendidas e aterrisse com os joelhos dobrados.

Como potencializar o exercício

  • Mude o ritmo, usando o método intervalado: pule 30 segundos em nível leve (com velocidade baixa), seguidos de outros 30 segundos moderados (aumentando um pouco o ritmo) e mais 30 segundos fortes (pulando em velocidade rápida). Depois disso, descanse por 2 minutos e recomece, até completar 10 minutos (iniciantes), 20 minutos (intermediários) ou 30 minutos (avançados).
  • Outra variação é pular com o pé esquerdo, depois com o pé direito.
  • Também é possível pôr uma perna para frente depois a outra, alternando os pés para frente.

Pular corda para tonificar seu corpo

Se você quer pular corda para tonificar seu corpo, use uma corda com peso.

Elas são feitas para exercícios e não para brincar, ajudam a tonificar os músculos dos seus braços e do peito, assim como os músculos centrais e a parte inferior do corpo.

Riscos e cuidados

As partes do corpo que mais sofrem com o impacto ao pular corda, são as articulações, o quadril, os joelhos e os tornozelos.

Para evitar se machucar, não pule corda todos os dias. Dê pelo menos um dia de descanso entre as sessões.

Se você já sabe que vai ficar um tempo sem frequentar a academia e quer manter seu condicionamento, solicite ao seu professor da Monday que passe orientações quanto ao melhor tipo de treino com corda para você.

Lembre-se! Nunca pratique exercícios sem antes consultar um médico.

Fazer exercícios físicos, seja na academia, em casa, ou ao ar livre, faz muito bem à saúde, mas quando não se tem a devida orientação de um profissional, tanto da área da saúde como de educação física, os riscos de sofrer lesões e até potencializar alguns problemas de saúde são enormes.

Então agora, você não precisa mais se preocupar!

Coloque uma corda na sua bagagem, desfrute de saúde, boa forma e boa viagem…

Acompanhe as nossas dicas aqui no Blog e tenha uma vida mais saudável.

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